Carreira Profissional – Como ser bem sucedido

Se você quer ser bem-sucedido, você precisa depositar esforços na construção da sua carreira profissional, sabia?

E, bom, para que você saiba qual será o primeiro passo para a construção da sua carreira, é necessário que você avalie sua formação e, principalmente, sua capacidade de produzir.

Não entendeu absolutamente nada? Então, por favor, separe cinco minutos do seu tempo e leia esse conteúdo com bastante atenção. Afinal, eu separei dicas valiosas para que você consiga construir uma carreira profissional de respeito começando hoje mesmo. Aproveite.

 

O que é carreira profissional? Entenda o conceito!

 

Mesmo que muitos pensem que carreira profissional é sinônimo de profissão ou faculdade que escolheu para seguir, acredite, não é. A carreira profissional é a imagem e reputação que você constrói ao longo dos seus anos de trabalho.

Ou seja, para que você tenha uma carreira de sucesso, é necessário que você esteja em constante aprendizado e que você faça boas escolhas durante a sua trajetória profissional.

Se você está querendo ter uma boa carreira profissional, é importante que você pare e reflita sobre a seu crescimento profissional até aqui. Será mesmo que você entregou o seu máximo? Será mesmo que você está contribuindo para o crescimento da empresa que você trabalha? Será mesmo que você gostaria de ser conhecido pelo seus feitos?

São questionamentos importantes para que você saiba onde vocês está e o que precisará fazer para se desenvolver (em relação ao conhecimento, habilidade e atitude) profissionalmente como deseja.

 

4 Dicas para construir uma carreira de sucesso

 

Não é simples construir uma carreira profissional de sucesso. Na verdade, muito pelo contrário, para que você consiga ter uma boa carreira profissional é necessário que você faça alguns esforços e que seja bem focado no seu objetivo. A seguir, confira algumas dicas que, com toda certeza, irá te ajudar nesta tarefa!

 

1. Antes de qualquer coisa, se qualifique

 

Os cursos técnicos ou até mesmo as faculdades te ensinam o que você precisa saber sobre determinada área e até facilitam sua entrada no mercado de trabalho, afinal, com as suas certificações, você prova que está apto para sua função. Mas, será que é só isso?

Eu respondo: não é.

Quando eu falo sobre qualificação, eu estou te recomendando que você abra sua cabeça, que você faça muito mais do que apenas um curso ou faculdade. Se qualificar é estar em constante aprendizado, é buscar incansavelmente as novidades e o que você pode fazer para se destacar na área.

Então, antes de qualquer coisa, se qualifique. Passe horas e horas ouvindo mestres na área, vá em eventos e feiras, leia bastante sobre o assunto e, se puder, busque referências do exterior. Acredite, com essa qualificação, você conseguirá montar uma carreira profissional de respeito.

 

2. Você precisa planejar sua carreira

 

A construção de uma carreira de sucesso não é feita em dias. Ou seja, você sairá deste conteúdo motivado e, bom, esse não é nem o primeiro passo (risos).

 Para que você consiga avançar na construção da sua carreira profissional, você precisa conhecer como é o mercado da sua área na região onde você mora, quais são as empresas de destaque, quais são as empresas que você poderá entrar para começar a construir sua carreira, e assim por diante.

É preciso planejamento, da escolha da sua profissão até como você fará para conseguir o cargo que você deseja em determinada empresa. Você precisa conhecer o terreno e ser assertivo, então, planeje pensando nos pequenos detalhes.

 

Baixe PDF Grátis: Aprenda como Como Definir e Realizar Suas Metas e Objetivos mais Ousadas

3. Aprimore suas habilidades

 

Todos nós temos habilidades, alguns mais que outros, mas todos nós possuímos, pelo menos, uma da qual podemos nos orgulhar. No caso da construção de carreira, você precisa fazer o possível para que essas habilidades sejam as melhores, para que você não seja facilmente substituído.

Então, liste todas as suas habilidades profissionais e inicie imediatamente o processo de lapidação. Desta forma, você conseguirá ter o destaque que almeja e será “autoridade” na sua função.

 

4. Aproveite os momentos mais delicados da economia

 

Eu sei, parece estranho, mas é necessário. É normal que muitas pessoas fiquem desesperadas e busque conteúdos, como esse, para que consigam montar uma carreira profissional a tempo de conseguir suprir as necessidades do mercado atual e assim, deslanchar na carreira.

Mas, se o país está passando por um momento delicado, tenha calma e se prepare para o momento seguinte. Se você não está qualificado hoje é óbvio que terá mais vantagens que você, mas é bom que você tenha paciência e se prepare para as oportunidades do momento seguinte, que sempre aparecem.

Não desanime se você acredita que a sua carreira profissional não está tão sólida ou se você precisa de muito mais habilidades para que consiga construir sua carreira de sucesso, como sonha. A questão é ter um pouco de paciência e voltar a ler a dica 1.

 

Para finalizar: como ser promovido no seu trabalho?

 

O mundo está dividido em dois: 1)Você está fora do mercado e precisa correr para se qualificar e conseguir construir uma carreira profissional de respeito ou 2)Você já está numa empresa e busca se qualificar sempre que possível, mas está almejando uma promoção há alguns anos.

Se a segunda situação é a mais parecida com a sua, meu amigo, você vai precisar se esforçar. Geralmente, por conta da economia “delicada” que temos no nosso país, os chefes querem ver muito do profissional para que faça com que ele suba mais um nível, afinal, são mais custos para ele e muito mais responsabilidade para você.

Com isso, para que você seja promovido e vá para o cargo que você deseja, é fundamental que você impressione, tenha uma maior facilidade em tomar decisões (e que elas sejam inteligentes e que façam com que os ganhos da empresa subam), entenda as práticas da empresa e, talvez o mais fundamental, é que o seu chefe precisa enxergar que você leva os feedback a sério, sendo eles positivos ou negativos. Desta forma, é possível que você seja o mais novo promovido!

Seja proativo, entenda as suas funções e abrace as causas da empresa. Com isso, além de você ter grandes chances de subir na empresa que trabalha, é certo que contará mais pontos para que você tenha uma carreira de sucesso.

Guia Gratuito: 10 Passos Fundamentais para se Tornar uma pessoa de Alta Performance

1 comentário em “Carreira Profissional – Como ser bem sucedido”

  1. Pingback: Crescimento Profissional - Como se destacar? - Perfil do Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *