Liberdade Financeira – como alcançar?

Conseguir ter liberdade financeira, ou como muitos gostam de falar: sucesso financeiro, é um sonho para muitos. Porém, é um objetivo que pouco, bem poucos, conseguem, de fato, alcançar.

Afinal, quem não quer ser livre para escolher o que fazer com o seu dinheiro sem que comprometa seus gastos básicos? Ou quem não iria querer ter uma boa quantia para conseguir realizar desejos pessoais sem que precise declarar falência?

Arrisco em dizer que todos. Ou melhor, todas as pessoas que eu conheço.

Conseguir alcançar a liberdade financeira não é uma tarefa simples e que pode ser realizada em poucos meses, mas também não é impossível e com um bom planejamento, acredite, não é tão complicado de conseguir.

Portanto, se você sempre almejou ter sucesso financeiro e agora sente que pode conseguir, continue lendo este conteúdo e confira algumas dicas fundamentais para que esse sonho vire realidade.

 

4 Dicas (fundamentais) para alcançar o sucesso financeiro

 

Se você quer uma renda gorda para conseguir suprir os valores das suas despesas e ainda fazer com que você consiga realizar seus sonhos que envolvem dinheiro, como, por exemplo, algumas semanas de viagem em uma ilha no norte da Bahia ou fazer intercâmbio por um mês no seu país dos sonhos… É necessário trabalhar arduamente e ter muito planejamento.

Sabendo disso, confira abaixo 4 dicas fundamentais para que você tenha sucesso financeiro e possa realizar os seus sonhos!

 

1. Se questione sempre

 

Antes de qualquer coisa e para que você consiga alcançar o sucesso financeiro, você precisa ter ciência de algumas questões, como, por exemplo: Quais são os seus hábitos financeiros? O que é o dinheiro para você, um vilão ou herói? Qual é o ponto que faz com que amplie sua dificuldade em lidar com o dinheiro?

Se você quer, de fato, dar “um jeito” nas suas finanças e conseguir ter a almejada liberdade financeira, esse é o momento ideal para que você reflita e responda essas questões.

É normal que você acabe se enganando só para não ter que pensar nas suas finanças. Infelizmente é uma situação comum querermos ter dinheiro para conseguir fazer o que queremos, mas não querermos ter o trabalho de cuidar e fazer com que nossas finanças sejam saudáveis.

O ponto é que, se você quer conseguir alcançar a liberdade financeira, você precisa saber que, além de precisar ter dinheiro para fazer o que deseja, você precisa também saber que é necessário saber como está sua situação e não se sabotar de jeito nenhum.

 

2. Conheça sua renda como a palma da sua mão

 

Assim que você iniciar o desenvolvimento do seu planejamento financeiro para conseguir alcançar o seu sucesso financeiro, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é documentar (seja em aplicativos ou até mesmo em um bloquinho de notas) todas as despesas, do valor maior ao minúsculo, durante os meses.

Essa documentação é essencial para que você consiga ver todos os seus gastos, como, por exemplo: a manicure que você foi em alguma sexta-feira, remédios, água que você comprou na praia e até mesmo um sanduíche. Você precisa documentar absolutamente tudo.

Como você começará a nutrir esse hábito de ter que registrar todos os gastos, você irá perceber que, aos poucos, você irá começar a pensar mais algumas vezes antes de gastar. Afinal, você tem uma meta e não é interessante ficar registrando gastos enquanto vê o dinheiro diminuindo, certo?

Para que você não se enrole ou acabe esquecendo de documentar algum gasto, é importantíssimo que você registre logo após sua compra. Assim, para manter organizado, você ainda pode categorizar suas despesas, para que, quando você quiser somar, já conseguirá saber qual categoria está fazendo com que você se distancie da meta.

Baixe Livro Digital Grátis: Siga esses 6 Passos e Organize Sua Vida Financeira para sempre

 

3. Estabeleça os “custos” do seu objetivo

 

Não basta apenas falar que quer ter liberdade financeira, você precisa respirar, planejar e agir para que você consiga realmente alcançar o seu objetivo.

Defina qual será o valor deve seu objetivo, quanto você pode guardar mensalmente e em quanto tempo pretende realizá-lo.

Então, com essas questões estabelecidas, você só precisa priorizar. É certo que, como humanos, nós temos a necessidade de nos mantermos motivados. Logo, converse com a família sobre seus objetivos (principalmente com as crianças) e explique o quanto será benefício para todos. Além disso, anote seu objetivo em um espaço onde você consiga ver com frequência, para que você sinta que está lutando pelo seu objetivo.

Mesmo que seja “apenas” poupar dinheiro e isso pode parecer muito fácil, é necessário que você se esforce, se dedique e esteja focada para fazer o que for preciso para alcançar seu objetivo. Assim, você pensará algumas boas vezes antes de gastar com algo supérfluo e que só te distanciará ainda mais do seu objetivo.

 

4. Primeiro poupe, depois invista

 

Como você já deve saber, existem inúmeras maneiras de conseguir poupar. Seja evitando o desperdício em itens desnecessários, comprar de forma mais consciente e até mesmo comparar preços do que precisa.

É claro que, o seu orçamento precisa conseguir suprir mensalmente o que você definiu que será poupado para que você consiga alcançar o seu objetivo de ter liberdade financeira. Então, estabeleça metas de poupança depois que você efetuar o pagamento de dívidas, assim é mais garantido que o seu sonho se torne realidade.

Assim, com suas metas de poupança atingidas, você pode começar a investir esse valor. Não é qualquer investimento, você precisa estudar quais são as opções e ver qual se encaixa melhor com o seu objetivo e o seu perfil investidor.

 

Você precisa agir se quer realmente conquistar sua liberdade financeira!

Com essas dicas e sabendo bem traçar uma boa estratégia para conseguir alcançar a liberdade financeira, acredite, o seu relacionamento com o dinheiro estará muito melhor. Então, mesmo que você não consiga ou não queira mais ser um milionário, você ainda sim estará muito bem organizada financeiramente.

É importante que você sempre pense o que realmente é valioso para você e que traz felicidade para sua vida, assim você conseguirá se planejar para que o seu dinheiro seja aliado e faça com que você chegue no seu objetivo. Se você realmente almeja ter liberdade financeira, estar motivada é fundamental, portanto, pense bastante nos seus sonhos e planos.

Só para finalizar, é bom que você leve em consideração que, não é porque você está poupando e possui um objetivo, que você deve ficar trancada em casa e não gastar nem sequer com uma água. Você pode aproveitar momentos de lazer com sua família e amigos, mas lembre-se de planejar essas saídas para que não cause grande impacto no seu orçamento.

Se você quer aprender os Segredos da Mentalidade de Riqueza, Veja essa Página.

1 comentário em “Liberdade Financeira – como alcançar?”

  1. Pingback: Autodesenvolvimento: a arte de aumentar a performance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *