Crescimento Profissional – Como se destacar?

Como ser humanos, é totalmente normal que busquemos sempre evoluir, seja no âmbito emocional, físico ou profissional. Porém, na maioria das vezes, por nos recompensar de forma material, o crescimento profissional é a evolução mais almejada por nós, seres humanos.

Para conseguir alcançar o crescimento profissional, você precisa desenvolver, entre muitas outras questões, a dedicação, sacrifícios, renúncias, determinação, atitude, muito trabalho árduo e principalmente paciência. Devemos ser conscientes de que as recompensas desse investimento podem demorar muito mais do que esperamos e que às vezes podem não vir da forma que desejamos.

Para conseguir alcançar o seu lugar ao sol, como dizem por aí, é necessário ter em mente que para isso você precisará passar por algumas situações, que nem sempre serão pertinentes a sua vontade e que você precisará se preparar muito bem, pois a concorrência é dura.

 

Como se tornar um bom profissional na minha área de atuação?

 

A preparação para se tornar um bom profissional e conseguir alcançar o crescimento profissional é composta por estudos relacionados à área e suas vertentes, relações interpessoais e experiências adquiridas.

 

Fazer o que você ama, para fazer com mais qualidade

 

O primeiro e talvez mais importante passo é fazer o que você realmente ama como profissão, o sofrimento para conquistar algo que você não goste é muito maior do que ter que se dedicar a algo que você tenha paixão.

 

Não pule o aprendizado, é essencial para o crescimento profissional

 

O estudo e a atualização são de extrema importância para se tornar um profissional bem preparado e posicionado, uma vez que para executar a prática com maestria é necessário ter um bom conhecimento teórico sobre o assunto.

Além disso, se atualizar profissionalmente através de pesquisa sobre o tema e cursos faz com que você se destaque não só pelo conhecimento, mas também pela formação e direcionamento profissional que é dado através dessa ferramenta, podendo também usar isto como um aliado para se tornar especialista naquela área, o que pode ser usado como mais um diferencial pro seu currículo.

 

No pior das hipóteses, você ganha experiência

 

Nem sempre o primeiro emprego adquirido após um curso ou faculdade será de acordo com aquilo que é desejado, seja na função a ser desempenhada ou na remuneração que é dada ao atual ofício, porém, é importante não desistir e usar a oportunidade como forma de adquirir experiência e usá-la como escada para alavancar e alcançar o seu sucesso da carreira profissional.

Aprimore suas habilidades e identifique suas fraquezas

 

Outro passo importante é saber identificar e desenvolver suas habilidades. Isto só se alcança com muito estudo, prática, auto-análise e estar sempre aberto e receptivo a ouvir e receber críticas, principalmente as construtivas, pois elas são responsáveis por fazer com que você enxergue coisas que muitas vezes ficam ocultas a seus olhos, além de fazer com que você seja lapidado como profissional ao longo do tempo.

 

Trabalhe para se destacar positivamente

 

Se esforce para ser diferente. Uma vez que a concorrência fica cada vez mais acirrada, é essencial que você use suas características, desenvolva suas habilidades e principalmente sua criatividade. A inovação pode ser a chave para que você alcance o seu tão almejado crescimento profissional.

 

O que você possui de bom?

 

Além de suas habilidades técnicas e profissionais, use as suas características pessoais ao seu favor. Muitas vezes qualidades como, boa comunicação, dinamismo, proatividade, bom relacionamento com os demais colegas de trabalho, podem ser utilizados como uma arma favorável em sua escalada para o sucesso.

 

Tenha suas metas e objetivos bem desenhados

 

Trace suas metas e objetivos, desenvolver essa tarefa fará com que você planeje de forma clara quais passos terá que seguir para conseguir alcançá-los de maneira efetiva.

Baixe Livro Digital Grátis: 10 Passos Fundamentais para se Tornar uma pessoa de Alta Performance

Como se destacar dentro da empresa? É uma tarefa muito difícil?

 

Ser um destaque, na empresa onde você trabalha, além gratificante, é quase uma certeza de ser reconhecido, podendo mais tarde servir até como referência de empenho, dedicação e resultado.

Desse modo, servir como exemplo agrega diversas oportunidades como, por exemplo, ser indicado para realizar um  treinamento ou capacitação que futuramente pode vir a servir como teste ou parâmetro para a escolha de um futuro líder ou gestor responsável.

Por isso, se você deseja crescer dentro da empresa onde atua, e/ou conquistar aquele tão sonhado aumento de salário é necessário que além de paciência e trabalho duro, você siga alguns passos que podem ser determinantes para que consiga se destacar dos demais.

Assim como a liderança, saber trabalhar em equipe é essencial tanto para seu autodesenvolvimento pessoal, quanto para o desenvolvimento da empresa em questão.

O trabalho em equipe agrega além de troca de experiências e conhecimento, um bom relacionamento com os demais colegas de trabalho, fazendo com que a função desempenhada atinja um alto grau de eficiência. Estabelecer boas relações dentro e fora da empresa, além melhorar seu relacionamento interpessoal, podem acarretar em novas oportunidades e até mesmo futuras indicações.

No atual mercado de trabalho, é muito importante que o profissional esteja preparado para se adequar a novas situações, enfrentando e principalmente solucionando os problemas que podem aparecer. Para isso, é indispensável que você busque e adquira conhecimento de forma constante, pois somente assim você estará preparado para lidar com essas situações, por isso não se deixe acomodar.

Faça uma auto-análise periodicamente, de forma a avaliar as suas próprias tomadas de decisão, analisando e identificando quais pontos você interpreta que precisam ser melhorados como, por exemplo, a forma como você está lidando com as situações adversas, os indicadores que você utiliza para as tomadas de decisão, desenvolvendo assim uma forma de autocrítica, permitindo sua evolução e melhora do seu crescimento profissional, tanto no âmbito pessoal, quanto dentro da empresa onde atua.

 

Para finalizar: Você já tentou ser proativo?

 

Outra coisa importante é ser proativo, uma vez que, você executar bem sua função talvez não seja suficiente para que você tenha seu esforço reconhecido.

Além de se aprimorar teoricamente, mostre que você está disposto a aprender coisas novas e a encarar novos desafios. Demonstrar curiosidade, iniciativa e apresentar novas idéias e soluções podem fazer com que você se destaque em sua empresa e entre os demais funcionários, sendo visto com bons olhos por seus superiores.

E acima de tudo, confie em você e no profissional que você se preparou para ser, autoconfiança é fundamental. A partir dessas práticas, se tornar um ótimo profissional, destacado e bem posicionado fica mais fácil, fazendo com que o seu sucesso venha naturalmente.

Baixe Grátis: Guia Prático para eliminar de uma vez por todas a Procrastinação

1 comentário em “Crescimento Profissional – Como se destacar?”

  1. Pingback: Carreira Profissional - Como ser bem sucedido - Perfil do Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *