Falta de tempo: como driblar e aproveitar melhor o seu dia?

Você não precisa de mais tempo.

Tudo bem, mesmo que eu acredite fortemente que você esteja caindo na gargalhada e se perguntando por qual motivo ainda está lendo essas linhas sendo que eu nem sequer te entendo, calma, eu explico.

Na verdade, eu quero fazer uma pergunta: Por que você quer mais tempo? Ou melhor, por que você acredita que com mais tempo conseguirá, de fato, viver da forma que quer ou fazer as inúmeras atividades que faz parecer 24 horas muito pouco?

“Talvez se eu tivesse mais duas horas eu conseguiria terminar esse projeto e ficar mais tempo com meus filhos e parceiro(a)”.

 Talvez sim, talvez não. Eu acredito que o seu problema não está completamente relacionado à falta de tempo, mas sim de como você faz a sua organização do tempo.

Afinal, você possui, em média, 16 horas para cumprir suas responsabilidades e fazer suas tarefas e mesmo assim reclama da falta de tempo. O que garante que  ter mais duas horas (míseras 2 h) resolva o seu problema e não faça com que você apenas desperdice por não saber como organizar seu tempo?

Se você quer entender como organizar o tempo de maneira que você consiga fazer suas atividades e ainda ter tempo para aproveitar momentos de lazer com a sua família, aproveite a leitura e coloque as dicas deste conteúdo (ainda hoje) em prática!

 

Organização de tempo: você está se tornando um refém?

 

Se você está buscando maneiras de como organizar o tempo, antes de qualquer “faça isso ou aquilo”, “siga esse passo a passo” ou simplesmente essas dezenas de dicas, é preciso entender o que está fazendo você ter a sensação de falta de tempo.

A internet, quando chegou, veio com um chamariz grandioso que conhecemos por otimização de tempo. Quem é que consegue negar sua utilidade e infinidade de pontos positivos durantes esses anos? Ninguém.

Mas, com a possibilidade de fazer milhares de ações com pouquíssimos cliques, as pessoas estão ficando cada vez mais procrastinadoras. Já percebeu quanto tempo você perde rolando o feed do Facebook? Ou quanto tempo gasta olhando as fotos de amigos e famosos no Instagram?

No final do dia, se somar as várias idas ao Facebook, conversas no WhatsApp e alguns likes nas fotos do Instagram, você teria as 2 horas sobrando que nós falamos no início do artigo.

E não digo apenas sobre as redes sociais. Podemos também levar em consideração os reality shows que possuem uma enorme audiência e que vem ganhando mais e mais espaço, também podemos falar sobre as novelas que consomem várias horas da sua noite e até mesmo o clássico “vale a pena ver de novo” que, sinceramente, tenho minhas dúvidas se realmente vale.

A questão é que se você quer saber como organizar o tempo, você precisa entender para onde o seu tempo está indo. E, claro, saber que você pode usufruir da tecnologia sem que você se torne um refém.

 

Você não precisa deixar de usar suas redes sociais para driblar a falta de tempo

É muito bom manter as redes sociais atualizadas, rir das polêmicas de famosos e fazer tantas outras coisas que podemos no mundo virtual. Mas, esse aproveitamento, melhor, essa vida virtual precisa ser saudável e completamente equilibrada com a vida real.

Será que a sua “falta de tempo” na vida real não é porque simplesmente você está vivendo muito o virtual?

Já pensou em manter o foco? Mesmo que você acredite que não, manter o foco é uma forma de organização de tempo, sabia?

Se você mantém o foco (sem se permitir distrair ou fazer qualquer coisa que divida sua atenção) durante 20 minutos na tarefa chata que o seu chefe te passou, será que você não conseguiria adiantar o suficiente para que não precisasse levar trabalho para casa? Ou sair tarde do trabalho?

Se você pensa que 20 minutos não é muita coisa, experimente. Faça o teste e perceba o quanto você pode fazer em 20 minutos de total foco.

 

Como organizar o tempo? 4 dicas preciosas para ter mais tempo

 

Agora que você já sabe que o problema não é a falta de tempo, ficou mais simples, certo? Para que você tenha mais tempo é fundamental que você deixe de gastar suas valiosas horas com atividades dispensáveis ou uma infinidade de atividades que só servem para sobrecarregar o seu tempo, a sua vida e, no final, ainda te deixar frustrado.

Se você é responsável por muitas tarefas e não há como fugir, o ideal é que você distribua melhor essas tarefas durante o seu dia e tenha mais momentos de foco do que de desfoco. E como fazer isso? Simples, com a organização de tempo.

Mesmo que pareça complicado, acredite, não é. São dicas básicas, mas muito úteis e que vão acabar, de uma vez por todas, com perguntas como: “Afinal, como organizar meu tempo?”. Confira abaixo:

 

1. Não priorize o urgente, priorize o importante

 

Independente de qual seja a situação da sua tarefa, não atropele o seu dia por essa tarefa ser urgente. Para que você consiga manter a organização do tempo, você precisa entender que o importante é, de fato, importante, seja qual for o seu prazo.

O que significa que, para que você não tenha dor de cabeça, reserve o tempo na sua semana para projetos de longo prazo que sejam extremamente importante e não use, de jeito nenhum, para outra tarefa ou projeto que esteja atrasado.

Se for o caso de um projeto atrasado, reavalie o prazo para tirar a urgência da tarefa e se organize para fazer. Mas, jamais passe por cima do que é importante.

 

2. Como estão os seus prazos e deadlines?

 

Abra uma planilha e coloque todos os prazos que você possui (principalmente os que estão mais apertados) e comece a organizar sua semana. Se são prazos que você acredita que não conseguirá cumprir sem que precise abdicar da sua própria vida, reavalie.

Depois de reavaliados, conclua o planejamento da sua semana e imprima. Deixe sempre na altura dos seus olhos para que você não se esqueça deles e possa organizar seus dias com mais facilidade, distribuindo bem o tempo.

 

3. Quantas horas você quer gastar?

 

É importante que você defina quanto tempo irá dormir, sabia? Assim como também é importante que você defina quanto tempo, em média, pretende trabalhar nas atividades do trabalho.

Isso parece desnecessário? Sim, pode parecer, mas não é.

Se você define quantas horas vai dormir e deixa a preguiça de lado na hora de levantar, você vai economizar, no mínimo, 1 hora. Se você definir quantas horas vai trabalhar nas atividades, mesmo que você precise de um pouco mais de tempo, você não precisará exceder tanto.

Esses hábitos, além de serem completamente saudáveis para a sua vida profissional, estará ajudando sua vida pessoal. Afinal, é recompensador ser uma pessoa mais proativa, enérgica e saber que pode sair do trabalho sem nenhum projeto martelando os pensamentos.

 

4. O foco é o segredo para uma boa organização de tempo

 

Como falamos no decorrer do artigo, o foco é algo quase que libertador. Afinal, você se mantém focado nos seus objetivos e ainda consegue manter sua vida social e virtual no mode on. Mas, ser focado não é tão simples quanto parece, ainda mais quando vivemos no mundo que te metralha informações a cada segundo.

Então, experimente se manter focado por apenas 20 minutos em uma determinada tarefa, seja ela profissional ou pessoal. Eu aposto que se você tentar se manter focado por um tempo mais curto ao invés longas horas, você conseguirá seguir mais facilmente.

Claro que, para que você não comece com as distrações, cansaço ou que torne essa hora de foco um hábito maçante, faça pequenas pausas a cada 20 minutos e comece gradativamente ajustar a falta de tempo.

 

Saber como organizar o tempo pode ser mais simples do que parece!

 

Driblar a falta de tempo não precisa ser algo complicado e quase impossível de ser feito. Como você pode ver, ela funciona em pequenos e simples passos.

Então, apenas para concluir e recapitular: Identifique se você precisa de mais tempo ou de uma organização de tempo, saiba o que está sugando suas horas, entenda que não é preciso ser refém do virtual e siga nossas dicas à risca. Esse é o segredo para não usar, nunca mais, a desculpa: “Não posso, estou sem tempo”. risos

Quer ajuda sobre esse assunto? Separamos um vídeo do PhD Paulo Vieira definindo o que é foco. Vale a pena acompanhar esse vídeo.

1 comentário em “Falta de tempo: como driblar e aproveitar melhor o seu dia?”

  1. Pingback: Produtividade: Como resolver a falta de foco? - Perfil do Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *