Como parar de procrastinar?

Como parar de procrastinar?

O deixar para amanhã é um hábito presente na maioria das pessoas e, se fosse há alguns anos atrás, eu podia me incluir facilmente nessa lista.

Como parar de procrastinar?” virou a pergunta do século.

Se você é um procrastinador, assim como eu era, você já deve imaginar o motivo. Afinal, quem nunca deixou de lado possibilidades enormes de ganho ou a vivência de um momento único só porque precisava de mais um segundinho fazendo absolutamente nada?

Não sei o seu caso, mas a maioria das pessoas enfrentam tanto a procrastinação pessoal quanto corporativa/profissional. Não faço ideia de quais das duas são piores, mas nos dois casos, procrastinar se torna excessivamente nocivo.

Se você tem algum compromisso familiar, você “possui absoluta certeza” de que pode se atrasar mais alguns minutos, até porque, só falta mais 2 eps. para que você finalize sua série favorita. Isso acaba ficando cada vez mais frequente, só que com “empurrões de barriga” diferentes.

O mesmo acontece no trabalho, que não é incomum que você vá deixando para o amanhã até que, no último minuto, você se desespera e faz. Nessa situação, pelo menos comigo, sempre acontecia de: 1)sair com uma qualidade bem inferior ou 2)estar extremamente cansada, intolerante e com um péssimo humor.

Então, se você quer saber como vencer a procrastinação, de uma vez por todas, continue lendo esse conteúdo.

Ps: Antes de você sentir vontade de fazer uma pausa para qualquer outra coisa que não seja ler esse conteúdo (que vai te ensinar [em termos simples] como deixar de ser preguiçoso), lembre-se que isso seria procrastinar. 🙂

 

Como deixar de ser preguiçoso: por que você sente vontade de procrastinar?

 

Como você já deve saber (e sentir na pele todos os dias), procrastinar é o “deixar para amanhã o que, com toda certeza, poderia ser feito hoje, agora, no mesmo instante que lembrou e por aí vai”.

E, bem, quando eu disse mais para cima que procrastinar virou a pergunta do século, é verdade. Mas, ela só virou a pergunta do século, porque, ela é o mal do século.

Para mim, procrastinar é a arte da frustração. Afinal, eu não posso acreditar que tenha alguém que se sinta bem em não ter feito uma tarefa importante porque passou a tarde inteira vendo um vídeo no Facebook, curtindo fotos no Instagram e mais um monte de coisas que, se você parar para analisar, não tem a menor importância.

E talvez seja por isso que muitas pessoas se sintam preguiçosas e buscam incansavelmente na internet formas de “como deixar de ser preguiçoso”. Só que, felizmente, procrastinação não é sinônimo de preguiça.

Tudo bem, parece bem preguiçoso da sua parte quando você sabe que precisa fazer determinada tarefa importante e simplesmente se sabota, entrando em alguma rede social, parando para fazer pausas longas e tudo que mais estimula a distração.

Mas, antes de você procrastinar, houve um desejo real de fazer sua atividade. Isso diferencia o procrastinador do preguiçoso.

Então, antes de pesquisar na web coisas, como, por exemplo: “como vencer a preguiça”, pare e reflita se, você se sentiria bem em deixar de lado sua tarefa importante para gastar sua tarde em nada. Sabendo que isso, se fosse real, te prejudicaria depois.

Se a resposta for não, talvez você não seja um preguiçoso.

Então, só para recapitular e você entender se é procrastinador ou preguiçoso: A procrastinação é a lacuna entre a intenção e ação, segundo pesquisadores.

O que significa que, nos bastidores da procrastinação, houve um desejo enorme (e até preocupação) em fazer o que era importante, o que precisava ser feito. Mas, esse desejo foi vencido pelo desejo de fazer outra coisa que, na maioria das vezes, é mais simples e prazeroso.

Do outro lado, a preguiça nem sequer gera o desejo de fazer o que é importante. O preguiçoso, não quer fazer absolutamente nada.

Então, agora, você sabe que precisa saber como vencer a procrastinação e não a preguiça!  E, bom, ainda bem, né?

Baixe GRÁTISGuia Prático para eliminar de uma vez por todas a Procrastinação

 

3 truques simples para você vencer a procrastinação

Se você chegou até aqui, já sabe exatamente o que é a procrastinação e quais são os seus causadores. Agora está na hora de agir, está na hora de saber exatamente como vencer a preguiça com alguns simples truques. Confira:

 

1. Não faça nada

 

Pode parecer contraditório, mas funciona. Essa dica funciona basicamente assim: se você precisa fazer uma atividade e percebe que está começando a procrastinar, fique alguns minutos parado, sem fazer nada.

Ficar parado, olhando para o nada é extremamente entediante e, quando procrastinamos, sempre é substituindo uma tarefa importante (chata) por algo mais prazeroso, como sua série favorita, por exemplo.

Então, se você ficar parado, olhando para parede, muito provavelmente irá sentir vontade de voltar para a tarefa, só para fazer algo que saia do completo nada.

 

2. Você se distrai com facilidade?

 

Como vencer a procrastinação sem evitar as distrações? Impossível.

Descubra o que está te fazendo procrastinar e elimine a distração. Por exemplo, se você acabou percebendo que só não consegue fazer determinada atividade por ficar muito tempo rolando o feed do Facebook, elimine essa rede social.

Não permanentemente, excluindo a conta. Mas, existem aplicativos que bloqueiam seu acesso no período que você estipula. Então, com zero distrações, a única coisa que sobrará é fazer sua atividade.

 

3. Divida seus objetivos (ou tarefas) em pedaços pequenininhos

 

É claro que é muito mais fácil ter um pensamento procrastinador quando você estipula que quer perder, por exemplo, 15 quilos em apenas 1 ano. Digo isso, porque, é uma coisa grandiosa para você e, por ter um peso grande na sua vida, dá a sensação de que você precisará se esforçar muito.

Se você é procrastinador, a primeira coisa que fará quando ver um doce é comer, porque ainda te sobra muito tempo para começar a dieta e conseguir seus resultados.

Então, se você quiser realmente vencer a procrastinação neste aspecto, pare e divida o seu objetivo ou tarefa. Seu objetivo é perder 15 kg em um ano? Então, quebrando em pequenos pedaços, você precisaria dividir os 15 kg por 12 meses.

Agora, quanto você precisará perder no mês? Quanto precisará perder na semana?

Quebrando é mais fácil de não procrastinar e manter o sua meta de vida em avanço.

Não procrastine, comece a ser produtivo agora mesmo!

 

Se você admitiu que é um procrastinador e agora está buscando formas de como vencer a procrastinação, você já deu um pulo grandioso na tarefa de deixar esse problema de lado.

Mesmo com as idas e vindas da procrastinação, você precisa se manter forte e não continuar o ciclo. Se percebeu que começou a procrastinar em alguma tarefa, faça algo, no mesmo instante, para mudar isso.

Se organize, estabeleça seus horários, sua rotina e tenha uma vida mais focada e menos frustrada. Assim, mesmo que a vontade de procrastinar aparecer, você saberá o que fazer para se livrar dela.

Baixe Agora Grátis: A Folha da Produtividade Extraordinária e Tenha os resultados que sempre sonhou

1 comentário em “Como parar de procrastinar?”

  1. Pingback: Bons negócios - Dobre seus lucros - Perfil do Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *