Produtividade: Como resolver a falta de foco?

Se você sente dificuldade em conseguir ter foco e ser extremamente produtivo fazendo uma única tarefa, acredite, você não está sozinho.

Claro que, se você está buscando por como resolver a falta de foco e ter mais produtividade, você está passando por problemas e sentindo na pele o quão prejudicial pode ser não conseguir ter foco, certo?

Se sim, você está no lugar correto.

Continue lendo o conteúdo e saiba como ter mais produtividade e não sair de uma tarefa importante na primeira oportunidade que aparecer. Afinal, o seu futuro depende dos pequenos passos que você consegue dar agora!

 

Para resolver a falta de foco, saiba quais são os três tipos de foco

 

Segundo Daniel Goleman, um escritor de renome internacional, você não deve, de forma alguma, entender apenas a importância e benefício de resolver a falta de foco para ter mais produtividade, e sim, compreender como funciona o cérebro para ter uma mente criativa e, claro, completamente focada.

O que significa que, ao invés de você só ler sobre como é importante ter foco e quais numerosos benefícios você irá adquirir caso desenvolva uma mente focada, você precisa entender que o foco é como se fosse um músculo.

Então, assim como um músculo, que você precisa exercitar de forma frequente para ter boa forma e vários outros benefícios, não só estéticos, mas para a saúde num geral, para ter foco e a atenção o trabalho é o mesmo, precisa exercitar para tê-los funcionamento em perfeito estado.

E sinceramente, antes que você se culpe, é bom que você entenda que, na maioria dos casos, não ter foco, concentração e não conseguir, de forma nenhuma, ter uma maior produtividade é resultado do excesso de informações que temos e não necessariamente de quem somos ou o que fazemos.

Claro que, se você quer resolver a falta de foco é importante que você se dedique para isso e busque artigos como este que está lendo agora, mas o mundo digital possui uma parcela grandiosa quado o assunto é diminuir a capacidade de concentração do ser humano.

Para saber melhor como lidar e resolver com a sua falta de foco e ter mais produtividade, é importante que você saiba quais são os três tipos de foco. Confira:

 

1. Foco em outras pessoas

 

Esse foco é o chamado “capacidade interpessoal”, onde você dá atenção ao que ouve, se coloca no lugar da outra pessoa e consegue entender seus sentimentos e até mesmo pensamentos.

 

2. Foco em você

 

Esse foco é o chamado “capacidade intrapessoal”, do qual você consegue se entender e controlar suas emoções e sentimentos.

 

3. Foco no externo – o que acontece ao nosso redor

 

Esse foco é o chamado “consciência social”, onde você dá atenção ao que acontece ao seu redor e como suas atitudes impactam o ambiente.

Como você já deve ter visto, todos os três tipos de foco se complementam e relacionam entre si, como se fosse uma teia.

 

Você sabe o quão grande é O Poder do Foco?

 

Se você está buscando como resolver a falta de foco e ter mais produtividade, seja no trabalho ou até mesmo na vida pessoal, eu acredito que, ao menos, você faz uma grande ideia do quão é grande o poder do foco.

Para que você tenha uma noção, depois que eu comecei a exercitar o foco na minha vida, em apenas 28 dias, com a ajuda de um treinamento, que você pode ver melhor neste vídeo, eu aprendi o segredo da produtividade.

Que, bom, é óbvio que você vai entender melhor assistindo o vídeo, mas eu já te adianto que faz a diferença. E o exemplo prático disso é você conseguir se concentrar melhor quando, por algum motivo, está sem internet. Mas, quando acontece o contrário e você está com internet, você simplesmente não consegue manter o foco.

Claro que, é muito complicado você conseguir se manter concentrado em algo quando outra coisa (que, por sinal, tende a ser mais interessante do que a tarefa que você está fazendo) está chamando sua atenção. Mas, se a internet hoje faz parte da nossa vida, como se manter focado e produtivo com ela? Esse é o segredo.

Então, eu te aconselho fortemente a assistir esse vídeo e começar a entender melhor como você pode deixar sua vida em completo equilíbrio, conseguindo se manter focado e produtivo quando precisa, mesmo com as inúmeras interrupções do mundo moderno.

 

Conclusão: Dê fim às suas objeções que acabam com a sua produtividade!

Mesmo que você pense que não existe nenhuma objeção e que, na verdade, você até acredita que é “geneticamente distraído”: 1) eu aposto que você possui inúmeras objeções sim e 2) mesmo que você seja “geneticamente distraído”, ainda há salvação, meu amigo.

Se você sofre da falta de foco e produtividade, se você se sente diariamente desanimado para fazer o que precisa e, se, pelo menos uma vez na sua vida, você já procrastinou para fazer algo que você sabe que poderia ter sido a chance da sua vida, você possui, sim, algumas objeções que precisam ser quebradas.

Então, se você geralmente culpa a falta de oportunidade, dizendo que você não consegue, por exemplo, uma emprego por conta do mercado estar escasso de oportunidade, talvez o seu problema esteja aí.

Ou então, se você diz que é uma pessoa muito ocupada e que está sempre sem tempo, porque você possui uma infinidade de compromissos ao longo do dia, talvez o seu problema esteja aí.

E, para finalizar, se você está encarando problemas financeiros, e se sente pressionado e desmotivado por esse motivo, talvez o seu problema esteja aí.

O ponto é que, mesmo que sejam três grande problemas, você, na verdade, está buscando desculpas para continuar inerte. Vamos lá, porque, ao invés de direcionar o seu foco, energia e produtividade para aumentar os seus problemas, você não direciona para a solução de cada um?

Já pensou que o mercado pode não ter oportunidade para você por não ter desenvolvido habilidades suficientes para os cargos que buscou? Que tal se desenvolver profissionalmente?

E a falta de tempo, será que o problema não está em você não saber controlar o seu tempo? Que tal analisar o que está sugando o seu tempo?

E, sobre os problemas financeiros, mesmo que realmente seja desesperador, é melhor que você foque em fazer um plano para que seus objetivos financeiros sejam alcançados ou que você continue parado, sem fazer nada?

Destrua suas objeções, pare de gastar energia com os problemas e direcione seu foco e sua produtividade para o que mais importa: seus objetivos.

1 comentário em “Produtividade: Como resolver a falta de foco?”

  1. Pingback: Zona de Conforto - O Poder do Foco - Perfil do Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *